Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Por meio do aplicativo Zoom, o Rotary Club de Niterói promoveu o primeiro RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juventil) virtual do Distrito 4751, nos dias 19 e 20 de maio. O evento correu sob a coordenação das companheiras Maria Aparecida Amim de Carvalho, Ana Paula Aguiar, Selma Antunes Coelho e Eliane Cardoso Rodriguez y Rodriguez.
Sob o comando do presidente Ricardo Fonseca de Pinho e contando com a participação da Governadora Leila Ribeiro Alves, o evento reuniu companheiros do Rotary Club de Niterói, Governadores Distritais, companheiros de outros clubes do Distrito, rotaractianos, interactianos, universitários e convidados.
No primeiro dia, foram proferidas palestras sobre "O Que é o Rotary" (Governadora Leila Ribeiro Alves), "O que é o RYLA" (Presidente Ricardo Pinho) e "Liderança" (Matheus Azevedo Alves). Já o segundo dia trouxe os temas "O que é o Rotaract" (Ana Paula Aguiar), "Empreendedorismo em tempos de pandemia: desafios e oportunidades" (Ricardo Guinâncio) e "A liberdade na internet: da informação sem fonte às fake news" (Irma Lasnar).
Todas as palestras foram maravilhosas, correndo de forma instrutiva, informativa e motivadora. Nos dois dias de RYLA, foi registrado o total de 89 participantes. O Rotary Club de Niterói agradece o carinho dos palestrantes, dos companheiros organizadores e participantes. Foi uma experiência inovadora e gratificante, afinal, o Rotary conecta o mundo.
Dando continuidade às doações de EPIs (equipamentos de proteção individual) destinados aos profissionais da saúde, através do projeto aprovado pelo Fundo de Assistência em Caso de Desastres, o Distrito 4751 promoveu ontem a quarta etapa das entregas.
A Governadora Leila Ribeiro Alves e o companheiro Matheus Azevedo Alves estiveram pessoalmente em Bom Jesus do Itabapoana/RJ, onde o material (protetores faciais "face shield", óculos de proteção, luvas e toucas descrtáveis) foi doado ao Hospital São Vicente de Paulo, que tem na presidência o rotariano e médico Davson de Oliveira Ney, também presidente do clube rotário bonjesuense. Ainda presentes o Governador Assistente da Área 13, Roney Correa Ribeiro, e a companheira Marily Tenório Ney. Além disso, travesseiros doados pelo Rotary Club de Iconha - recebidos originalmente da Buddemeyer.
No mesmo dia, também foram entregues na sede do Rotary local os EPIs para a região de Santo Antônio de Pádua e Itaocara/RJ, que foram representados pelos companheiros William de Assis e Darlene de Assis, presidentes do Rotary Club e da Casa da Amizade de Pádua, respectivamente.
Até o momento, o Distrito efetuou a doação de EPIs para cerca de 1.550 profissionais da saúde. As etapas de entrega continuam durante o mês de maio, para os próximos polos estratégicos do território distrital.
A Governadora Leila Ribeiro Alves esteve em Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana/RJ para realizar a entrega de fogões, jogos de panelas, jogos de talheres e conjuntos de travesseiros, colchas e fronhas para 10 famílias carentes que foram atingidas pelas fortes enchentes do início do ano. O material havia sido adquirido há algum tempo, mas teve a entrega atrasada por conta da pandemia do coronavírus, podendo ser agora realizada.
Em Itaperuna, a Governadora e a presidente do Rotary Club local, Alcione Moreira Gonçalves, conduziram a entrega às famílias cadastradas pelo clube com o auxílio da Defesa Civil Municipal, representada pelo secretário Fernando Paulada e por Kênia. O evento teve a presença da primeira-dama Camila Pires, representando o Prefeito de Itaperuna, Marcus Vinicius Pinto, e também de companheiros rotarianos.
Já em Bom Jesus do Itabapoana, a Governadora e o presidente Davson de Oliveira Ney, ao lado da primeira-dama Marily Ney e do G.A. da Área 13, Roney Ribeiro, fizeram a mesma entrega a outras famílias carentes escolhidas pelo clube. Na oportunidade, foi entregue a flâmula pelo segundo lugar em contribuições para a Fundação Rotária no período anterior, 2018/19, que seria entregue em ocasião festiva, mas foi antecipada devido aos acontecimentos atuais.
A verba que custeou a aquisição dos itens doados se deu por meio de parte do Fundo de Reserva Distrital, cuja utilização foi aprovada pelo Conselho Delibrativo; além de doações na conta do Distrito efetuadas pelos Rotary Clubs de Niterói Norte, Niterói Leste, Araruama, E-Club Sul e também pelo Vice-Governador do Distrito 4751, Márcio Pereira Ribeiro, e pela Coordenadora Distrital das Casas da Amizade, Marlene Porciúncula Ribeiro. Quanto aos travesseiros, colchas e fronhas, tratou-se de um ato de solidariedade da presidente do Rotary Club de Iconha, Maria Tereza Ervatti Mozer, que dividiu o que foi recebido pelo seu clube através de doação da empresa Buddemeyer.
Pelos funcionários do departamento de Intercâmbio de Jovens e de Proteção a Jovens do Rotary International
Enquanto o mundo enfrenta desafios extraordinários em meio à pandemia do coronavírus, os participantes do Intercâmbio de Jovens do Rotary também estão enfrentando desafios inusitados. O Rotary International está trabalhando com líderes de clubes e distritos para assegurar que a saúde e a segurança dos estudantes continuem sendo a maior prioridade, quer eles permaneçam no país anfitrião ou retornem para casa.
Prezar pela segurança dos estudantes inclui oferecer apoio emocional àqueles que estão passando por uma experiência bem diferente do que esperavam. Para ajudar as pessoas envolvidas no programa, pedimos para dois líderes do Intercâmbio de Jovens compartilhar as melhores maneiras de apoiar os intercambistas durante esses tempos inusitados.
Tom Overbaugh, ex-governador do Distrito 7170, conta que, ao optar por mandar os estudantes de volta para casa antecipadamente, o distrito chegou à conclusão de que também precisava oferecer apoio emocional, pois alguns jovens estavam com medo da viagem ou da quarentena. Ele compartilhou os conselhos que recebeu da dirigente de Intercâmbio de Jovens do seu distrito, Michele Hughes:
Siga os conselhos do governo local e autoridades da saúde. Muitos alunos que voltarem para casa terão que ficar de quarentena (possivelmente isolados até de suas famílias) por um período de 14 dias. Este pode ser o maior desafio, já que, depois de um longo período de separação, os familiares querem ficar fisicamente próximos uns dos outros, e não socialmente distantes. No entanto, é importante reconhecer o potencial de exposição ao vírus, e seguir os conselhos do governo local e especialistas em saúde.
Rematricule o estudante em sua escola local. Os pais dos intercambistas que voltarem para casa antecipadamente devem entrar em contato com seu distrito escolar para perguntar sobre a possibilidade de matriculá-los em cursos semestrais. A participação nas aulas dá aos jovens algo importante em que se concentrar, em vez de se preocupar com o retorno antecipado do intercâmbio.
Fale com o estudante sobre sua experiência de intercâmbio. Depois que voltarem para casa, os intercambistas devem participar de uma sessão em grupo organizada pela Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens. Além de dar aos jovens a oportunidade de ouvir e compartilhar experiências e apoiar uns aos outros, a reunião fornece à comissão informações valiosas sobre como eles se sentem.
Determine o tipo de apoio que os estudantes precisam. Nem todos os estudantes precisam do mesmo tipo de apoio emocional. Alguns se sentem mais à vontade falando com conselheiros escolares, enquanto que outros gostam de responder perguntas sobre sua experiência no intercâmbio.
Pat Carson, coordenadora de estudantes outbound do Distrito 5080, compartilhou os seguintes conselhos:
Preze pela saúde mental – A Comissão de Intercâmbio de Jovens do nosso distrito tem um conselheiro de saúde mental que contata cada estudante que volta para casa mais cedo para oferecer apoio. Esta assistência é muito importante, especialmente durante a atual crise de covid-19.
Contate os estudantes após o intercâmbio – Contatamos todos os estudantes que retornaram para casa antecipadamente por meio de videoconferência para que possam compartilhar o que estão vivenciando e apoiar uns aos outros.
Adapte-se à nova situação – É importante oferecer apoio às famílias anfitriãs e estudantes que ainda estão sendo hospedados em nosso distrito. Como os intercambistas não podem mais participar de reuniões presenciais, nós usamos as videoconferências para nos comunicarmos com eles. Embora este não seja o intercâmbio para o qual eles se inscreveram, após falar com as famílias e considerar todas as informações fornecidas pelo governo e autoridades da saúde, os pais de alguns dos nossos estudantes inbound decidiram deixar seus filhos continuar o intercâmbio e permanecer onde estão.
Apoie as famílias anfitriãs – Diante da atual situação, é mais importante do que nunca apoiar as famílias anfitriãs. Como exemplo, eu estou hospedando um estudante que se mudou para nossa casa uma semana antes do distanciamento social ser colocado em prática. Como no momento não há atividades escolares ou sociais, estamos encontrando novas maneiras de nos manter engajados, seja praticando o idioma ou falando com amigos e familiares on-line. Muitas outras famílias anfitriãs podem estar vivenciando circunstâncias similares, portanto, não deixe de contatá-las regularmente.
Na última sexta-feira (15 de maio), o Distrito 4751 de Rotary International, através da Governadora Leila Ribeiro Alves, promoveu a terceira etapa da doação de EPIs (equipamentos de proteção individual) destinados aos profissionais da saúde, em mais um polo estratégico.
Ao lado da presidente da Comissão Distrital de Projetos Humanitários, Márcia Carestiato Sancho, e do Assessor Especial da Governadoria, Matheus Azevedo Alves, a entrega foi feita ao Hospital Municipal Raul Sertã e ao Hospital Maternidade Dr. Mario Dutra de Castro, ainda como parte do projeto aprovado pela Fundação Rotária no Fundo de Assistência em Caso de Desastres.
No mesmo dia, com a colaboração da Governadora Assistente da Área 7, Vera Lúcia Cintra, também foram entregues na sede do Rotary os EPIs para os municípios de Teresópolis (representado pela presidente Edilamar D’Addazio Salema) e Magé (representado pelo Governador Assistente da Área 5, Edson Ismael, e pela presidente Josiane de Oliveira Matos), que irão distribuir nas unidades de saúde locais.
“Para nós, a doação dos equipamentos é motivo de muita emoção. Colaborar com os profissionais da saúde é essencial neste momento. Ficamos felizes de sermos instrumentos, podendo fazer a nossa parte”, afirmou a governadora Leila.
Na próxima quinta-feira, 21 de maio, às 19 horas, ocorrerá o 3º Webinar do Distrito 4751 “Ação em Tempos de Crise”, por meio da plataforma Zoom, em que teremos como expositores os companheiros Matheus Alves e Eduardo Sancho, além da psicóloga Maria Carolina Paes.O evento será aberto a todos que desejarem participar, nos honrando imensamente.ID da Reunião: 817 5326 4920Senha: 753424Contamos com vocês! O Rotary Conecta o Mundo!
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.